(Trabalho desenvolvido pelo Dr. Eliseo Pablo Chun, membro da Equipe Valéria Querido Odontologia Integrada / Ceramista Rogério Melro)
A odontologia estética tem avançado muito, a fim de garantir aos pacientes tratamentos cada vez mais eficazes para o restabelecimento da harmonia dental e facial. Entre os tratamentos mais procurados nos consultórios estão as Facetas e Lentes de Contato Dentais (termo popular), duas técnicas que tem um alto índice de procura nos consultórios e que são comprovadamente excelentes alternativas para quem deseja conquistar dentes bonitos, brancos e alinhados.
Apesar de haver entre os pacientes uma ideia de que os tratamentos são iguais, é importante destacar que existem diferenças significativas entre os procedimentos e que apenas o dentista especializado poderá indicar a melhor alternativa para cada paciente.
De uma maneira geral, tanto as Facetas quanto as Lentes de Contato Dentais são indicadas para corrigirem assimetrias entre os dentes, manchas ou coloração escurecida e espaçamentos indesejados entre os dentes (diastemas).
As principais diferenças entre os dois tratamentos estão na espessura do material utilizado e na necessidade de desgaste dos dentes para a aplicação da cerâmica.
Os tratamentos com Facetas e Lentes de Contato Dentais são seguros e realizados com o suporte de um protocolo fotográfico e de uma completa avaliação facial do paciente. Em seguida, o dentista faz o planejamento do tratamento e dos moldes que recobrirão os dentes, de acordo com o objetivo estético de cada pessoa, após o diagnóstico do caso se escolhe a melhor alternativa, lentes de contato dentais ou facetas.
São tratamentos inovadores e que contribuem muito para a autoestima e autoconfiança dos pacientes, uma vez que dentes bonitos, brancos e bem cuidados acabam se tornando um excelente cartão de visitas, melhorando a imagem e a postura das pessoas nos ambientes sociais e profissionais.
Antes de definir o melhor tratamento para a sua realidade, confira algumas informações relevantes sobre os procedimentos e materiais utilizados nas Facetas e nas Lentes de Contato Dentais:
As Facetas são indicadas para pacientes que já possuem várias restaurações dentárias (resinas) e que desejam alterar a cor, a forma e o padrão dos dentes. O material é mais espesso e faz uma alteração mais abrangente nos dentes.
A aplicação das facetas exige um certo desgaste prévio da camada dental, para que o dentista possa “cimentar” perfeitamente as placas de cerâmica. As facetas podem ter de 0,7 a 2 mm de espessura.
É um procedimento mais indicado para quem precisa cobrir dentes escuros, manchados, desalinhados ou com muitas restaurações.
É preciso deixar claro que o nome “Lente de Contato Dental” é apenas uma nomenclatura popular e leiga. O nome real do material utilizado neste tratamento estético é Laminado Cerâmico Fino. Trata-se de um material extremamente fino, com aproximadamente 0,2 mm de espessura, que é colocado sobre os dentes.
O tratamento não exige uma preparação complexa dos dentes para receber o material, basta aplicar as lentes de contato dentárias ultrafinas, em um processo minimamente invasivo.
É um procedimento indicado para pacientes que desejam conquistar um sorriso mais branco ou fechar pequenos espaços entre os dentes. A lente de contato não é recomendada para pessoas que apresentam dentes muito escurecidos.
Av. José Monteiro Romão, nº50 – Residencial Mantiqueira
Pindamonhangaba / São Paulo – CEP: 12446-260